A relação entre cultura organizacional, liderança e inovação para construção de ciclos de crescimento sustentáveis

Resumo

O propósito deste estudo é analisar a importância da liderança para a criação de uma cultura organizacional voltada à inovação, considerando-a como pressuposto de crescimento sustentável às organizações inseridas no atual contexto competitivo da economia mundial.

O desafio foi identificar características de um caso que evidenciasse um novo modelo de gestão da inovação, a considerar a evolução que a própria inovação implica para o desempenho e aumento do valor agregado de uma empresa. Através do desenvolvimento de uma cultura adaptada e capaz de assimilar as transformações e necessidades dos clientes e mercados, a inovação protege, em tese, a empresa contra a erosão do mercado de seus ativos tangíveis e intangíveis. A escolha desse tema se justifica pela sua emergência, assim como o interesse dos pesquisadores em analisar a dinâmica da inovação no cotidiano organizacional. Utilizou-se nessa pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo exploratória, buscando evidenciar a relação entre os temas inovação, cultura organizacional e liderança em busca das características de um novo modelo. Por meio de um estudo de caso, observaram-se as práticas da empresa de consultoria Axia Value Chain, escolhida pelo histórico de inovação em seus serviços e comprovado pela certificação do selo ANPEI ( Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) em 2009. Os resultados evidenciaram a análise da importância da cultura organizacional na construção de ciclos criativos de inovação nas organizações e o papel exercido pela liderança para que esses processos sejam efetivos, permitindo assim não somente a sobrevivência da organização, mas também sua evolução.

Autores: Diego Nunes Valverde, André L. Fischer, Marcos A. A. Ferreira, Kenneth N.T. de Almeida


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