Relações entre percepção de sucesso na carreira e comprometimento organizacional: um estudo com professores do ensino superior de administração

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar quais os principais fatores que representam a percepção de sucesso na carreira dos professores de administração e se a percepção de sucesso na carreira influencia o comprometimento organizacional. Para tanto, foi aplicada a Escala de Percepção de Sucesso na Carreira (EPSC) e a Escala de Intenções Comportamentais de Comprometimento Organizacional (EICCO). Participaram do estudo 97 professores de administração das 10 melhores universidades privadas da Grande São Paulo, segundo o Ranking do Ministério da Educação de 2008. As análises estatísticas envolveram modelagem de equações estruturais estimadas por PLS (Partial Least Square). Os dados revelaram que a percepção de sucesso na carreira ocorre prioritariamente por percepção de competência e identidade com a docência. Já o comprometimento organizacional é mais bem explicado por fatores intrínsecos ao professor do que por salário e nível hierárquico. A conclusão deste estudo mostra-se relevante para a gestão universitária assim como para a própria avaliação da carreira de docentes do ensino superior.

Autores: Luciano Venelli Costa, Rafael Marcus Chiuzi, Joel Souza Dutra

Veja o artigo completo no link: revista de administração da UNIMEP

Voltar