Fatores recorrentes entre os tripulantes brasileiros que optam pela carreira a bordo de navios de cruzeiros marítimos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise dos fatores recorrentes entre tripulantes brasileiros a bordo de navios de cruzeiros marítimos, baseado na sequência de passos proposta por Dutra (2001), como guia para a construção de um projeto profissional. Tal análise foi efetuada a partir da coleta de quatorze depoimentos de tripulantes a bordo de um navio de cruzeiros sobre suas histórias de vida/carreiras a bordo, onde apenas um tripulante demonstrou ter consciência dos seis passos propostos para construção do projeto profissional.

Os resultados mostram que é recorrente, entre os depoimentos recolhidos, a percepção dos passos relacionados ao autoconhecimento, conhecimento de mercado e objetivos de carreira (passos 1, 2 e 3), porém não é clara a ciência dos demais passos relacionados ao estabelecimento de estratégias e construção de um plano de ação e revisão constante do plano (passos 4, 5 e 6). Observou-se que o ambiente de bordo influencia na forma com que a carreira é construída, remetendo à discussão sobre a gestão de carreiras organizacionais versos carreiras sem fronteiras/inteligentes e abrindo novas questões para estudos futuros.

Baixe o PDF: FATORES RECORRENTES ENTRE OS TRIPULANTES BRASILEIROS QUE OPTAM PELA CARREIRA A BORDO DE NAVIOS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS

Voltar